Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ

Participantes do grupo: Ilma, Ednéia e Evanessa

Anos: 5º ano A.



Projeto Resgatando Valores dos Brinquedos e Brincadeiras


Objetivo Geral


Oportunizar uma reflexão sobre a importância de conhecer e manter as brincadeiras antigas, construindo atitudes que influenciem a família de como o ato de brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo da criança, proporcionando um ensino-aprendizado prazeroso.

Metodologia

Iniciaremos o Projeto com uma roda de conversa sobre as brincadeiras que os alunos conhecem, fazendo uma relação com as brincadeiras antigas.
Leitura e releitura de imagens de algumas obras do artista plástico Candido Portinari, relacionadas às brincadeiras que serão citadas na aula anterior. As imagens serão observadas no Data Show na sala de tecnologia.
Pesquisa com levantamento de dados na escola com alguns funcionários e alunos, utilizando o laptop como suporte de pesquisa.
Pesquisa no Laptop sobre confecções de brinquedos e brincadeiras antigas, para posteriormente os alunos confeccionarem na sala de aula. No momento da criação dos brinquedos, iremos fotografar para registrar o processo de desenvolvimento das atividades. Para finalizar o projeto, apresentaremos aos alunos algumas cantigas de roda, com o auxilio do aparelho se som.

Recursos metodológicos

• Sala de tecnologia, para leitura de imagens, e vídeo relacionada à biografia do artista Candido Portinari.
• Laptop para os registros de informações e coleta de dados.
• Data show, para apresentações de vídeos relacionados ao tema do projeto.
• Máquina fotográfica, para registrar as atividades no decorrer do projeto.
• Aparelho de som, para trabalhar algumas músicas relacionadas ao tema.

Avaliação

Avaliar é fundamental, pois permite verificar o aprendizado adquirido pelo educando e se o método usado está condizente com a necessidade do mesmo. Por isso, o educador precisa incentivar e orientar o aluno a participar e buscar soluções para as questões apresentadas. Assim sendo, o discente será avaliado de forma contínua e formativa, respeitando o tempo de cada um aprender, observando o interesse, a participação, a interação e o desenvolvimento nas atividades propostas.


Um comentário:

  1. Olá, Meninas!

    Postagem conferida, os comentários sobre o projeto já fiz em outro momento.

    Parabéns e vamos continuar com as postagens!

    Prof. Mercedes

    ResponderExcluir